sexta-feira, julho 13, 2007

Lado lunar da paternidade

Como em tudo, também a paternidade tem aspectos negativos. No meu caso, esse lado lunar não está directamente relacionado com a minha filha, mas sim com os “outros”. Aqui ficam duas coisas que me chateiam, e muito:

  • Anos e anos de investigação médico-científica para nada. O pediatra diz que se deve fazer assim? Nada disso, deve fazer-se assado! Pediatras do mundo, preparem-se para ser substituídos pelas avós. Aquela sua convicção – firme como rocha - de que elas é que sabem, irrita-me como poucas coisas o conseguem fazer. Para elas só existe uma resposta para o choro do bebé: fome. Mesmo quando sabemos e comprovamos que ela está a aumentar, e bem, de peso, se a miúda chora é porque tem fome. E a culpa é do leite da mãe que «não é bom». Como me irrita esta merda, e como deve irritar ainda mais a Mª João. Eu quero o melhor para a minha filha, e o que faço é o que julgo ser para o seu bem. Parem, por favor, de nos julgarem ou darem conselhos/supertições infundadas, como o não beber água enquanto se dá de mamar porque pode “estragar” o leite. Um destes dias ainda me passo com as dicas que nos são dadas. Acho que me tenho que preparar para umas avós que discordam da maneira como fazemos as coisas. Azar o delas.
  • Porque é que toda a gente parte do pressuposto que, e para dar um exemplo, eu não experimentei já tudo o que conhecia para aliviar as dores das cólicas à minha filha? Será que não investiguei já na net outros casos e não liguei ao pediatra a pedir orientações? Então porque é que alguns têm sempre um conselho parvo para dar? Não estou a dizer para não me darem dicas, até porque é através das experiências dos outros que nós vamos aprendendo, mas não me tratem como um banana que não conhece já as coisas básicas para aliviar uma dor da bebé, estilo «e já experimentaste massagens?». Sou homem e pai, mas não sou atado, nem ando a criar uma bebé à sorte a ver se não acontece nada de chato.

Pronto, desabafei um pouco. Agora estou um pouco melhor, obrigadinho. Entretanto, e como prenda por um post longo e aborrecido, cá vai uma foto nossa.

1 comentário:

Carlota disse...

Olá!!
Passei por aqui pra saber se já tinha nascido...

É Linda!!!!

Parabéns!!